10 de agosto. Na noite daquele dia, o Galo acabava de completar a oitava vitória em 14 jogos no Brasileirão ao bater o Fluminense por 2 a 1, no Horto – e o atleticano dormia feliz com a 4ª posição consolidada. Provavelmente nem o mais pessimista alvinegro conseguiria prever que cerca de 80 dias depois a preocupação não seria em se manter no G4, mas sim fugir do outro extremo da tabela, o Z4.
Se esse temor parecia um exagero de torcedores dramáticos, a derrota de ontem, dentro do Independência, para o vice-lanterna da competição – Chapecoense -, por 2 a 0, mostrou que o atleticano tem, sim, motivos para ficar preocupado. São nada menos do que 11 derrotas em 15 jogos.
+ Que faaaaase! Galo perde pra Chape em casa e medo do rebaixamento aumenta
Não à toa que hoje o Atlético foi um dos assuntos mais falados em todo o Brasil: ocupou os trending topics do Twitter. E ontem, dentro do Independência, não faltaram protestos, tais quais gritos de “Devolve o meu Galo!” e camisas em repúdio ao presidente alvinegro, Sérgio Sette Câmara.
Aliás, é justamente sobre o controverso mandatário atleticano que começaremos cinco motivos e/ou fatos turbulentos para o torcedor do Galo ficar com cabelo em pé:
#RenunciaSetteCâmara
No dia em que Vagner Mancini foi anunciado como técnico do Galo, 14 de outubro, atleticanos chegaram a levar a hashtag #RenunciaSetteCamara aos trending topics do Twitter, incentivando a saída do presidente. A insatisfação com a diretoria já não era novidade e só vinha crescendo conforme o desempenho do time no Brasileirão caía. Às 13:13 – “horário oficial do atleticano” – desta quinta-feira (31), foi planejado um “tuitaço” com a mesma hashtag, como forma de protesto em massa.
Hoje às 13:13 - Tuitaço - #RenunciaSetteCamara
Divulguem, vamos resgatar o @Atletico das mãos dos incompetentes.
A hashtag atingiu o primeiro lugar dos trending topics de Belo Horizonte e o quinto dos nacionais depois de alguns minutos. Apesar da grande aderência, ainda havia torcedores que não consideravam o tuitaço uma mobilização forte o suficiente. “SÓ o Tuitaço não resolve. Tem que ir protestar no CT em dia de treino, pressionar tudo e todos. Mostrar insatisfação, exigir mudanças de postura”, comentou um usuário atleticano no Twitter.
As críticas sobre a gestão de Sette Câmara são vastas. Um grupo de torcedores chegou a criar uma lista com “sette fracassos” do atual presidente, entre os quais sequência de derrotas no Brasileirão, eliminações para o “time B do San Lorenzo e o inexpressivo Colón” e gastos com jogadores estrangeiros que não vingaram.
Mancini, os rebaixamentos e as escalações
Reconhecido como “triturador de técnicos” pelo próprio diretor de futebol do clube, Rui Costa, o Galo é treinado atualmente pelo 11º técnico efetivo em cinco anos. A contratação de Vagner Mancini não agradou a maior parte da torcida e seu histórico de rebaixamentos por cinco outros times foi um dos motivos para as críticas ao técnico.
Ultimamente, a insatisfação com Mancini também tem sido causada por suas escalações controversas nos jogos. O técnico aposta em colocar o zagueiro Réver como volante, estratégia criticada até mesmo pelo próprio jogador. A escalação de Ricardo Oliveira como titular no último jogo, contra a Chape, também não agradou a maior parte da torcida, insatisfeita com o desempenho do atacante.
E os jogadores?
Além da diretoria e do técnico, os jogadores do Galo não são poupados de críticas pela torcida. Um dos motivos supostos para a falta de raça do elenco é o atraso dos salários, confirmado por Réver em uma entrevista coletiva no dia 24 de setembro. Apesar de admitir as pendências, o zagueiro assegurou que isso não prejudicaria o rendimento do time.
O elenco é taxado pela torcida de envelhecido e “preguiçoso”, com críticas especialmente direcionadas a jogadores como Ricardo Oliveira, Fábio Santos e Elias.
Colocar o desempenho horroroso na falta de salário é querer maquiar a horroriveldade do elenco.
Está perdendo porque é velho, descompromissado e ruim. Tudo isso já vem aparecendo desde a época do Levir, no começo do ano
VEJA TAMBÉM
FutebolCléber Xavier admite clima tenso no Santos e promete foco na 'questão mental' do elenco
22h40 01 Maio 2025PolíticaLula tem reuniões com ministros da Defesa, Minas e Energia e Mulheres nesta sexta-feira
21h50 01 Maio 2025FutebolTorcedores do Santos entram em confronto com a polícia nos arredores da Vila Belmiro
21h30 01 Maio 2025FutebolJorge Jesus, especulado na seleção brasileira, é demitido do Al-Hilal, diz jornal saudita
20h30 01 Maio 2025PolíticaOposição protocolará na PGR representação criminal contra Lupi por omissão no esquema do INSS
20h20 01 Maio 2025FutebolBrazão defende pênalti nos acréscimos e Santos só empata com CRB na estreia de Cléber Xavier
20h20 01 Maio 2025PolíticaTrump ameaça compradores de petróleo do Irã após adiamento de negociações por acordo nuclear
20h00 01 Maio 2025VôleiOsasco supera Sesi Bauru e conquista Superliga Feminina de vôlei após 13 anos de jejum
20h00 01 Maio 2025Geral BrasilPolicial militar é agredida e tem arma roubada durante assalto na Rodovia dos Imigrantes
19h10 01 Maio 2025